Âmbito
Dirigido às empresas a título individual ou em cooperação, bem como a entidades públicas, associações empresariais ou entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SCT) direcionados para a intervenção nas PME, tendo em vista a inovação, modernização e internacionalização, visem o aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e pretendam uma presença ativa no Mercado Global através do aumento da sua capacidade exportadora e da melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços.
Objetivos
– Promoção da competitividade das empresas através do aumento da produtividade e da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença ativa das PME no mercado global.
– Promoção à internacionalização e à capacidade exportadora das empresas.
Beneficiários
– Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica;
– Entidades públicas com competências específicas em políticas públicas dirigidas às PME, associações que com aquelas entidades tenham estabelecido parcerias para a prossecução de políticas públicas, associações empresariais e entidades do SCT, no caso dos projetos conjuntos.
Despesas Elegíveis
– Aquisição de máquinas e equipamentos específicos;
– Aquisição de equipamento informático e software;
– Despesas com consultoria, com estudos e diagnósticos;
– Despesas relacionadas com a promoção internacional nomeadamente alugueres de equipamentos e espaços de exposição deslocações, prospeção e ações de marketing internacional;
– Custos associados à implementação de planos de igualdade de oportunidades;
– Despesas inerentes à certificação de sistemas;
– Despesas com a criação e desenvolvimento de insígnias, marcas e coleções próprias;
– Despesas inerentes a investimentos na economia digital;
– Despesas com a contratação e formação de pessoal qualificado.