OBJETIVOS
Conceder apoios a projetos individuais de PME que, suportados em Planos Detalhados de E-commerce Internacional, visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais, anulando barreiras geográficas e introduzindo alterações na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, bem como com o cliente.
BENEFICIÁRIOS
Empresas PME (exclui grandes Empresas) de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO DAS EMPRESAS
- Situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura;
- Realização obrigatória de um Diagnóstico E-commerce prévio, com pontuação final superior a 20 pontos, no website Portugal Exporta (AICEP);
- Apresentação de um Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura e a definição da tipologia da candidatura a submeter.
TIPOLOGIAS DE PROJETO
- “Mais Mercados” – projetos de Internacionalização que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais, traduzidas numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos, obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado;
- “Novas Exportadoras” – projetos de Internacionalização com pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos, no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
DESPESAS ELEGÍVEIS
- Equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
- Aquisição de serviços a terceiros relativos a:
- Desenho, Implementação e Otimização de:
- Estratégias digitais centradas na experiência dos clientes (UX)
- Plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, CRM e E-commerce;
- Estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- Social Media Marketing.
- Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA); Content Marketing, Display Advertising e Mobile Marketing;
- Business Inteligence e Web Analytics
- Desenho, Implementação e Otimização de:
- Custos com pessoal técnico afeto à implementação do projeto, com competências em E-commerce e Marketing Digital (min. nível 6 do QNQ).
CONDIÇÕES DE APOIO
- Incentivo não reembolsável (a fundo perdido) de 50% das despesas elegíveis;
- Limiares mínimos e máximos de despesa elegível:
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- 10.000 € e 25.000 €, para projetos da tipologia “Novas Exportadoras”;
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- 25.000 € e 85.000 €, para projetos da tipologia “Mais Mercados”.
DOTAÇÃO ORÇAMENTAL
4,5 milhões de euros (sem prejuízo de poder vir a ser reforçada).
ENCERRAMENTO DO PERÍODO DE CANDIDATURAS
Aberto em contínuo, até esgotar a dotação orçamental.