A Inforpreparação abraçou com empenho e solidariedade a campanha “E se fosse eu?”, inspirada no projeto “What’s In My Bag?” desenvolvido pelo International Rescue Comitee em colaboração com o fotógrafo Tyler Jump que fotografou um grupo de refugiados que chegou à ilha de Lesbos (Grécia) – uma mãe, uma criança, um adolescente, uma família, um farmacêutico e um artista que partilharam o que trouxeram nas suas mochilas quando tiveram de fugir.
Os/as formandos/as das turmas C24, C25 e C27 bem como todos os/as formadores/as envolvidos/as aceitaram o desafio lançado pela Plataforma de Apoio aos Refugiados e escolheram objetos essenciais que levariam numa mochila caso tivessem de partir para outro país. Após a visualização de alguns vídeos, refletiram ainda sobre eventuais atitudes, pensamento e sentimentos que se traduziram em frases e em simulações fotográficas no sentido de sensibilizar a sociedade para a crise dos refugiados.
Durante todo o processo, ocorreram alguns momentos intensos associados a dilemas e sentimentos de frustração e impotência, declaradamente explícitos no vídeo que reuniu a reflexão que ocorreu nos dias 5 e 6 de Abril.