Sessão de Esclarecimentos sobre Proteção Ambiental – conservação da Natureza e Ambiente (SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza do Ambiente)

No dia 3 de fevereiro de 2017 a turma de Técnico/a de Logística – C4, em Anadia, recebeu a visitar do Cabo Resende e do Guarda Principal Santos.
Estes dois agentes fazem parte de uma equipa de 4 membros da GNR de Anadia, voltada apenas para a área de Proteção Ambiental – conservação da Natureza e Ambiente (SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza do Ambiente).

Durante a sua intervenção abordaram a área geográfica de abrangência dos seus trabalhos, as leis pelas quais se regem, a sua missão e competências, organograma do SEPNA de Aveiro e situações práticas que levaram a cabo no terreno ao longo destes anos.
Iniciaram a sua intervenção com um vídeo bastante apelativo onde davam a conhecer as necessidades dos seus serviços para a população tanto a nível privado como de instituições públicas.

Este serviço surgiu em 2001 depois de se extinguirem os guardas florestais e são atualmente a única força policial que pode atuar a nível ambiental.

Ao longo da apresentação analisaram-se fotos em diferentes áreas de atuação. Os/As Formandos/as foram levantando várias questões bastante pertinentes acerca de práticas no terreno e mostraram-se bastante motivados/as uma vez que se abordaram problemas ambientais locais, próximos de cada Formando/a e que direta ou indiretamente interferem com a sua qualidade de vida.

Foi uma atividade muito interessante uma vez que quase todo o público desconhecia a existência destes serviços bem como a importância que possuem e as áreas de intervenção tão abrangentes em que atuam.