Visita de Estudo às instalações da ERSUC de Aveiro – Eirol

No dia 10 de fevereiro a turma Técnico/a de Logística de Anadia – C4 visitou as instalações da ERSUC de Aveiro – Eirol, no âmbito do módulo “O Homem e o ambiente”.

Iniciou-se a visita com um pequeno filme acerca das instalações, municípios onde são recolhidos os lixos, viaturas utilizadas, formas de recolha de resíduos e trajeto que seguem durante todo o seu tratamento até à eliminação do material não aproveitável para o aterro.

Ao longo da visita pelas instalações observaram-se as passadeiras onde os resíduos são separados, bem como as diferentes máquinas de seleção através dos mais variados métodos. Os/As formandos/as foram sensibilizados para a questão da reciclagem uma vez que tomaram conhecimento da quantidade de petróleo, energia elétrica, ouro, prata, cobre e água que se evita gastar/extrair quando se reciclam os plásticos, latas, papel, vidro e resíduos elétricos.

Um aspeto bastante curioso é que estas instalações produzem energia elétrica para utilização nas instalações e ainda para venda à REN. Esta energia elétrica é considerada verde uma vez que é produzida a partir do metano produzido pela ação das bactérias anaeróbias em contacto com os lixos.

Visitaram-se ainda três falcões que custam 5000eur mensais para afastar as gaivotas cujos dejetos e detritos da alimentação são nocivos ao processo de tratamento dos resíduos.

Foi uma visita bastante enriquecedora para consciencialização de atitudes ecológicas diárias.